6 ideias para aproveitar o último fim de semana do ano no Porto
1. Visitar o arquivo da Casa da Arquitectura
Este sábado, dia 29, às 11h00, o Arquivo da Casa da Arquitetura abre portas pela última vez neste ano, para receber uma visita orientada pelos tesouros lá guardados. Desenhos, estudos, projetos, maquetas, livros e obras de arquitetura, nacionais e internacionais, compõem o acervo da Casa. A visita é de entrada livre, mas requer o levantamento de bilhete 30 minutos antes do início, já que está limitada ao máximo de 15 participantes.
2. Provar cocktails natalícios no The Royal Cocktail Club
Até ao dia 5 de janeiro, todas as noites de quinta, sexta e sábado, a partir as 22h00, o The Royal Cocktail Club promove um pop-up bar no piso inferior. O mote é «conspirar contra o Natal», com os cocktails preparados especialmente para a ocasião pelo conceituado bartender Wilson Pires. Na sala está ainda instalada uma pequena árvore de Natal, decorada com bolas que dão a conhecer os cocktails natalícios, caso do «Bad Santa, O Assaltante de Casas», feito com gin, moscatel, tâmaras, kombucha de jasmim e arroz doce e especiarias.
3. Subir a Torre dos Clérigos à noite
Até domingo, dia 30, ainda há tempo de subir a Torre dos Clérigos das 19h00 às 23h00 e ver a cidade depois do sol se pôr. A panorâmica que se tem do topo inlcui a Sé do Porto, o rio Douro e várias ruas emblemáticas da Baixa portuense, iluminadas com a decoração de Natal. Os bilhetes custam 5 euros (à semelhança das visitas diurnas) e crianças até aos 10 anos, inclusive, não pagam. Os bilhetes podem ser adquiridos na bilheteira da torre.
4. Começar a contagem decrescente para o fim do ano com muita música
A contagem decrescente para a Passagem de Ano no Porto começa já este sábado, com um concerto de Diogo Piçarra na Avenida dos Aliados, às 22h30. Também no sábado a música chega a outras zonas da cidade, como o Coreto do Jardim da Cordoaria e a Praça de Gomes Teixeira (Leões).
5. Ouvir rock psicadélico com cerveja à mistura
Na noite de sábado, a Fábrica Nortada recebe os Ping Floyd, uma banda de tributo aos Pink Floyd, para um concerto recheado dos mais conhecidos temas do grupo britânico. A acompanhar não vão faltar os vários rótulos da cerveja Nortada.
6. Provar um prato de chef na tigela
No novo Cookery, instalado na Rua do Almada, tudo se come na tigela, com pauzinhos ou à colherada. Ruy Leão, Camilo Jaña, Luís Américo, João Pupo, Leonor Manita e Chakall foram alguns dos chefs convidados a criar um prato para este novo restaurante. Esta salada de frango de Chakall é um deles, feita com salada verde, peito de frango marinado em soja e caju tostado.
Fonte: www.evasoes.pt